PESQUISAS E ESTUDOS CIENTÍFICOS SOBRE  REIKI

De acordo com Miwa (2012) na primeira década do século XXI, surgiram várias pesquisas sobre a utilização do Reiki e seus benefícios. Entre eles podemos citar as pesquisas de Mackay (2004); Crawford (2006); Potter (2007); Tsang (2007); Assefi (2008); Baldwin (2008). Tais pesquisas buscaram relacionar a prática terapêutica do Reiki e seu efeito no sistema nervoso autônomo, atuando positivamente na capacidade de diminuir o estresse, ansiedade, fadiga, dor, problemas de memória, dentre outros.

Ainda pode-se citar estudos teóricos nesse campo como os trabalhos de La Torre (2005), Bossi (2008), Morse (2011). (MIWA, 2012).

O trabalho de Decker, Wardell e Cron (2012 apud MIWA 2012) analisou a eficácia da técnica de Reiki em 20 idosos com dor crônica. Comprovando que, após 7 sessões com duração de 30 minutos de aplicação do Reiki em locais específicos de dor, o resultado do estudo mostrou que a intensidade da dor diminuiu nesses pacientes.

A prática do Reiki pode ser considerada uma forma de restaurar o equilíbrio dos indivíduos oportunizando a eles relaxamento, harmonia e melhora em suas condições de vida e saúde. (MAGALHÃES, 2016)

O Reiki não associa sua prática a “forças superiores” ou necessariamente à espiritualidade, sendo entendido como uma técnica que torna o terapeuta apto, através de técnicas, a canalizar energias, independente de crenças religiosas ou não. (MIWA, 2012).

Ainda de acordo com Miwa (2012) os reikianos entrevistados em sua pesquisa de doutorado, baseada em estudo etnográfico, afirmaram experimentar melhoras através de mudanças de comportamento como maior tolerância, paciência, sensibilidade e alegaram uma maior consciência sobre suas atitudes e como estas influem de modo positivo em seus relacionamentos. Apontando, ainda, que a busca de conhecimento por meio de fontes e práticas diversas (como o Reiki) indica um desejo de autoconsciência, autocontrole ou autorrealização.

A seguir são expostos estudos realizados com a aplicação da técnica Reiki, demonstrando experimentos e seus resultados.

Reiki no Campus
DAS - PROGEP- FURG​