O QUE É REIKI

Reiki é uma técnica de canalização de energia que visa o equilíbrio. Dessa forma, a doença ou “problema” é considerado como desequilíbrio ou mesmo um bloqueio da energia do indivíduo.

 

A técnica de Reiki é dissociada de qualquer tipo de religiosidade.

 

Pode-se definir o Reiki como um sistema natural de equilíbrio e de reposição energética que contribui para a produção de um relaxamento profundo, para o desbloqueio energético, harmonização interior e resgate da saúde. Também é considerado como uma abordagem holística para a saúde e bem-estar, além de ser tomado como uma filosofia de vida para a promoção da felicidade pessoal e de terceiros.

 

1/4

Reiki tem a propriedade de harmonizar os corpos físico, mental, emocional e nossos corpos mais sutis, provocando expansão de consciência e o desabrochar da verdadeira essência do ser. A suavidade e eficiência do Reiki permite seu uso paralelo a outros tratamentos e em qualquer forma de vida do planeta.

Reiki é uma palavra japonesa que significa energia vital universal; atualmente, essa palavra está sendo utilizada para identificar o Sistema Usui de Cura Natural (Usui Shiki Ryoho) nome dado em homenagem ao seu redescobridor, Mikao Usui.

Rei significa universal e refere-se à essência energética cósmica, que permeia todas as coisas e circunda todos os lugares.

Ki é a energia vital individual que circunda nossos corpos mantendo-os vivos, e está presente, fluindo, em todos os organismos vivos; quando a energia Ki sai do corpo, esse corpo deixa de ter vida.

O Reiki é um processo de encontro dessas duas energias.

O corpo vivo, de um homem ou de um animal, irradia calor e energia. Esse energia é a fonte da vida em si, e tem tantas denominações quanto as civilizações que já existiram. Mary Coddington, no seu livro In Search of Healing Energy (Destiny Books, 1978), examina a história dessa energia em várias culturas. Os Hunas da Polinésia chamam essa energia de cura de Mana, e os índios americanos iroqueses a chamam de Orenda. É conhecida como Prana na Índia, Ruach em hebraico, Baraka em países islâmicos e Ch’i na China. Alguns agentes de cura a têm chamado de Energia Orgone (Wilhelm Reich), Magnetismo Animal (F.A. Mesmer) e Achaeus (Paracelso); no Japão, a energia é chamada de Ki e é dessa palavra que o Reiki tem origem.

O instrutor de Ch’i Kung, Mantak Chia, define o Ch’i (o equivalente chinês de Ki) como “energia, ar, respiração, vento, sopro vital, essência vital... energia ativadora do universo”. Ch’i ou Ki é um tipo de energia elétrica que o corpo produz, e determina o estado de saúde. Quando o Ki deixa o organismo, a vida cessa. Ch’i ou Ki também é a energia essencial da vida na Terra, nos planetas, nas estrelas e no céu; essas fontes de energia afetam o Ki do organismo vivo. Tudo o que tem vida contém Ki e o irradia – é a energia biomagnética da aura.

Na energia da força vital do Reiki, a pessoa que está sintonizada como agente de cura Reiki teve os canais de energia do seu corpo abertos e livres de bloqueio pela iniciação em Reiki. Agora, ela não só recebe um aumento da energia vital, ou Ki, para a sua própria cura, como também se liga à fonte de todo o Ki ou Ch’i do universo. Essa fonte pode ser descrita do modo que o agente queira chamá-la. Deus/Deusa, Eu Superior, Primeira Fonte, Universo, ou qualquer coisa que possa representar a criação primária ou energia da vida. O Reiki não é uma religião nem está filiado a nenhuma religião. Essa energia vital é a fonte da vida em sí, um conceito e um fato muito mais antigo do que qualquer filosofia religiosa.

 

Durante a aplicação de Reiki, o terapeuta vai sobrepor suas mãos, na altura da aura, às regiões do corpo do paciente que mais necessitam de energia curativa, e os focos de aplicação do tratamento de Reiki são os chakras mais importantes do corpo, conhecidos como os sete chakras principais.

 

Basicamente, os chakras são centros energéticos responsáveis pela troca e assimilação das energias que alimentam nosso todo integrado: físico, emocional, mental e espiritual.

A energia percorre todo nosso organismo, aliviando as dores e os sintomas e restaurando nosso equilíbrio natural.

O Reiki funciona de forma totalmente segura, sem contraindicações e é compatível a qualquer outro tratamento existente feito simultaneamente.

Durante as sessões de aplicação de Reiki, o paciente fica deitado o tempo todo em uma maca e não é necessário remover nenhuma peça de roupa, no máximo tirar óculos, celulares e chaves dos bolsos.

 

O tratamento de Reiki mais recomendado consiste em, no mínimo, quatro sessões, número considerado ideal para que os efeitos do Reiki se implantem profundamente no organismo e no emocional da pessoa e comecem a produzir uma cura efetiva.

O respeitado biólogo Ricardo Monezi, pesquisador da Unifesp, Universidade Federal de São Paulo, foi responsável por uma pesquisa que comprovou que o Reiki funciona como fortalecedor de nosso sistema imunológico e, consequentemente, auxilia muito no combate aos mais variados tipos de doenças. E para comprovar que a cura do Reiki não decorre de fatores psicológicos, Ricardo Monezi utilizou camundongos com câncer em sua pesquisa. Ele os separou em grupos que recebiam a terapia em sessões diárias de 15 minutos e em grupos que não recebiam e, após alguns dias de tratamento, observou um incrível aumento nos linfócitos dos camundongos que receberam o Reiki (os linfócitos do nosso organismo são os grandes responsáveis pelo controle do sistema imunológico e pelo combate natural às doenças).

O que essa pesquisa nos mostra é que o Reiki funciona como terapia complementar ao tratamento de enfermidades e, mais que isso e tão importante quanto, também como um fator preventivo a elas, pois recebendo regularmente o Reiki aumentamos o poder de nosso sistema imunológico e minimizamos as possibilidades de ficarmos doentes.

 

A longo prazo, o tratamento de Reiki torna-se um grande aliado na cura de diversos tipos de doenças, mas é uma terapia complementar e alternativa, portanto, jamais substitutiva os tratamentos médicos convencionais.

Se você procura uma profunda sensação de relaxamento, calma e bem-estar, após a primeira sessão de tratamento, o Reiki pode ser um grande aliado, pois remove qualquer bloqueio energético que esteja atrapalhando o bom funcionamento dos chakras, ele cuida do problema específico de cada paciente de forma única e eficiente.

Reiki no Campus
DAS - PROGEP- FURG​