OUTROS ESTUDOS REALIZADOS SOBRE  REIKI

A tese de doutorado sobre o Reiki do Dr. Ricardo Monezi – Pela Universidade Federal de São Paulo talvez seja a pesquisa mais citada, por tratar-se de uma das pioneiras.  

 

Sendo apresentada na Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, em 2013, comprova cientificamente a eficácia da técnica Reiki.

 

Efeitos da prática do Reiki sobre aspectos psicofisiológicos e de qualidade de vida de idosos. [1]

Outro estudo passível de ser citado denomina-se “Reiki como uma estratégia de autocuidado e promoção de saúde integral: uma realidade para o trabalhador da saúde do Distrito Federal”. Esta monografia foi apresentada ao II Curso de Especialização em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. [2]

 

A Universidade de Coimbra foi premiada pelo trabalho científico de Maura Ferreira -  Investigando a Energia curativa do Reiki em modelos experimentais. A investigação preliminar foi desenvolvida num modelo experimental animal e os resultados foram publicados em Dezembro de 2012 na Revista da Associação Portuguesa de Patologia Experimental (p.76), no âmbito do II Simpósio Luso-Brasileiro de Patologia, com o título Energy Healer Procedure in an Experimental Model – Preliminary Results. [3]

[1] Fonte:http://www.felipebauer.com/download/Tese_de_Doutorado-Ricardo_Monezi_-2013.pdf

[2] FERRER, Verônica Carneiro. Reiki como uma estratégia de autocuidado e promoção de saúde integral: uma realidade para o trabalhador da saúde do Distrito Federal. 2015. 53 f., il. Monografia (Especialização em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

 

[3] VIEIRA, Andreia.  Prêmio Hayashi para investigação da Universidade de Coimbra. Reiki em Portugal [Blog da Associação Portuguesa de Reiki]. Jan. 10,2013.   
 

Reiki no Campus
DAS - PROGEP- FURG​