APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE REIKI EM UNIVERSIDADES E HOSPITAIS

Reiki nas universidades

É percebido atualmente o alto índice entre jovens e adultos enfrentando agressividade em escalas nunca percebidas, questões ligadas à intransigência, falta de respeito com o outro e virulência nas redes sociais. Isso vem se desenvolvendo há muito em nossa sociedade. Inclusive, o envolvimento com violência familiar, abuso de substâncias e traumas psicológicos, estão cada vez mais se manifestando no seio das comunidades universitárias. As instituições percebendo a necessidade de intervir de forma ativa e positivamente no problema, estão voltando-se para técnicas que promovam a reflexão, a compaixão e sentimentos que desenvolvam paz e harmonia interior. Assim, as instituições de ensino superior vem apostando cada vez mais em terapias complementares que promovam o cuidado com o indivíduo, que evidencie que a Instituição está ao seu lado, dando apoio e suporte com ações que olham para o ser humano integral, agindo de forma sutil e não invasiva nos sentimentos mais intrinsicos de cada ser. As técnicas complementares de saúde se enquadram perfeitamente para atender essas necessidades, e o Reiki vem sendo uma das mais utilizadas pelas universidades brasileiras recentemente.

Abaixo, diversos exemplos de universidades brasileiras que estão utilizando o Reiki para promover o equilíbrio, bem estar, harmonia interior e resgate da saúde de suas comunidades.

Reiki na UFRGS [1]  

 

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do Programa de Extensão em Práticas Integrativas e Harmonizadoras em Saúde tem promovido cursos para formação em Reiki para a comunidade universitária.

 

 

 

Reiki na Universidade Federal de Viçosa [2]

 

A Universidade Federal de Viçosa, através do Grupo Entre Folhas, promove cursos de extensão em Reiki para a comunidade universitária.

 

Reiki na UFPE [3]  

 

Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferece cursos e aplicações regulares da técnica do Reiki aos servidores e pacientes do hospital.

Reiki na UFG [4]

 

A Universidade Federal de Goias mantem através do Programa Saudavelmente da Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade atendimentos em Reiki de forma regular para a comunidade universitária.

Reiki na UFAL [5]   

 

Na Universidade Federal de Alagoas há um extenso programa de práticas complementares de saúde, com atendimentos em Yoga, quiropraxia, auriculoterapia e também Reiki, esse último sendo ofertado durante todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira.

Reiki na UFBA [6] 

 

Universidade Federal da Bahia oferece a comunidade universitária a possibilidade de formação em Reiki, através de cursos.

 

Reiki na Unisinos [7] 

 

A Unisinos oferece curso de formação em Reiki, através de curso de extensão, para a comunidade universitária.

 

Reiki na UCS [8]

 

A UCS na modalidade de cursos de extensão tem oferecido cursos para a sua comunidade universitária.

 

Reiki na Feevale [9]

 

A Feevale oferece na modalidade curso de extensão, cursos de formação em Reiki abertos a toda a comunidade.

Reiki nos hospitais

Os hospitais de vários países vem enfrentando um dilema entre reduzir os custos e a manutenção de um atendimento de qualidade aos pacientes. Esse desafio gira em torno dos custos, principalmente, com relação a utilização de medicamentos caros e a necessidade de manter um hospital equipado com as melhores tecnologias de diagnósticos. Nos resultados preliminares mostram que nos hospitais em que utilizam o programa de aplicação de Reiki, os pacientes de forma geral apresentam uma recuperação mais rápida após procedimentos cirúrgicos, com redução dos dias de internamento e também uma redução de complicações relacionadas aos efeitos negativos das medicações. (DEMAYE-CARUTH, 2002 apud CARDOSO, 2013, p. 9)

 

Estes são alguns dos fatores que fazem com que cada vez mais os hospitais passem a adotar o Reiki como procedimento hospitalar no apoio aos tratamentos realizados pelos mesmos.

Ainda de acordo com DEMAYE-CARUTH (2002) citado por Cardoso (2013, p. 9): “No site do Centro Internacional de Formação de Reiki, consta uma lista com cerca 76 hospitais americanos que oferecem Reiki aos pacientes.” Além disso, este mesmo Centro apresenta, de acordo com o autor, crescente número de enfermeiros, médicos, dentre outros profissionais da saúde que passaram a utilizar o Reiki como terapia assistiva aos pacientes.

Para o autor supracitado, um dos motivos para o crescimento do Reiki, é devido a esta técnica ser de fácil aprendizado e aplicação, não necessitando do uso de equipamentos ou de fármacos, e também por não ser um técnica invasiva, e portanto, ser considerada uma técnica segura, sem efeitos colaterais e útil na redução do stress, ajudando também a minimizar os efeitos de uma vasta gama de condições físicas e emocionais, incluindo a redução dos efeitos indesejáveis da quimioterapia e radioterapia no tratamento oncológico. (CARDOSO, 2013, p. 9)

 

Reiki em hospitais pelo mundo (DIVISÃO POR PAÍSES)

A seguir apresenta-se uma lista divulgada pela Associação Portuguesa de Reiki (ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE REIKI) com diversos hospitais do mundo que fazem uso da técnica de Reiki em seus tratamentos.

(Fonte: ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE REIKI)

ESTADOS UNIDOS

Nos Estados Unidos, a técnica é aplicada no pré e pós-operatório com relatos de pacientes cardíacos que não tiveram depressão e apresentaram recuperação rápida. A terapia complementar é utilizada ainda em transplantados para evitar a rejeição, e em pacientes terminais, quando o reiki pode ajudar para uma morte mais serena. 

- Northern Westchester Hospital, N York (NY) - pacientes em geral
- St.John’s Riverside Hospital,Yonkers, N York - pacientes em geral
- Memorial Sloan Kettering Cancer Center - N York - pacientes em geral
- Sammuels Center for Comprehensive Care - St. Lukes-Roosevelt Center - N York
- Morgan Stanley Children's Hospital of New-York Presbyterian: oncologia infantil
- Columbia University Presbyterian Medical Center, New York: Tratamentos Reiki a pacientes indicados pelo centro cirúrgico (Columbia Integrative Medicine Program), pacientes de cirurgia cardiotoráxica e funcionários.
- Program for Children with Cancer – Columbia, N York– oncologia
- New York University Medical Center, N York - Tratamentos reiki para crianças com câncer ou desordens do sangue (também cuidados posteriores), ambulatório pediátrico, esclerose múltipla, mulheres com incapacidades.
- St. Mary's Hospital, Amsterdam, New York : Iniciações Reiki
- Maitri Adult Day Health Care, Yonkers, N York - pacientes em geral
- Suny Downstate – Brooklyn, N York - pacientes em geral
- Coney Island Hospital, Brooklyn, N York - pacientes em geral
- St Peters Health Care, Albany, N York - pacientes em geral
- Crouse Hospital, Syracuse, N York - pacientes em geral
- Body Mind Center, Thompson Health – Canandaigua, N York - pacientes em geral
- Clifton Springs Hospital – C Springs, N York - pacientes em geral
- Cooper University Hospital-Cooper Cancer Institute, Voorhees, New Jersey (NJ) – oncologia
- Englewood Hospital and Medical Center, Englewood, New Jersey: pacientes em geral
- Mountainside Hospital, Montclair, New Jersey - pacientes em geral
- Center for Hope Hospice, Scotch Plains, N Jersey - pacientes em geral
- Centra State Medical Center, Freehold, N Jersey - pacientes em geral
- Morristown Memorial Hospital, Carol Simon Cancer Center, N Jersey - pacientes em geral
- The Cleveland Clinic, Cleveland, Ohio (OH) – oncologia, cardio, funcionários/pacientes no geral
- Metrohealth Medical Center, Cleveland, Ohio - pacientes em geral
- Foundation Center for Integrative Medidcine, Lyndhurst, Ohio - pacientes em geral
- Portsmouth Regional Hospital - pacientes em geral
- Mercy Hospital - Portland - pacientes em geral
- Baystate Franklin Medical Center – Greenfield, Massachusetts (MA) - pacientes em geral
- VNA and Hospice of Cooley Dickinson – Northhanpton, Massachusetts - pacientes em geral
- Beverley Hospital – Lifestyle Mang. Inst.- Danvers, Massachusetts - pacientes em geral
- Brigham and Women’s Hospital, Boston, Massachusetts : oncologia, pré e pós-cirúrgico, familiares e pacientes, iniciações para funcionários (manual escrito pelas enfermeiras)
- Massachusetts General Hospital, Boston, Massachusetts : grade curricular do corpo de enfermagem, tratamentos para funcionários e pacientes de terapias complementares.
- Harvard University, Boston/Cambridge, Massachusetts (Harvard Medical School Massachusetts Institute of Technology): Tratamentos no centro de câncer de Harvard, fucionários dos serviços de saúde da universidade, (Reiki mencionado como a melhor prática por uma das companhias de seguro saúde que trabalha com a universidade).
- Lowell General Hospital, Lowell, Massachusetts – oncologia 
- Children's Hospital Boston, Boston, Massachusetts - pacientes em geral
- Dana Farber Cancer Institute, Boston, Massachusetts - pacientes em geral
- Spauling Rehabilitation Hospital Network, Medford, Massachusetts - pacientes em geral
- Yale New Haven Children’s Hospital, New Haven, Massachussetts - pacientes em geral
- Johns Hopkins Hospital, Baltimore, Maryland (MD): Terapias complementares na grade curricular do corpo de enfermagem 
- Carroll Hospital Center, Westminster, Maryland: saúde complementar - pacientes em geral
- Memorial Hospital, Easton, Maryland - pacientes em geral
- Frederick Memorial Healthcare, Maryland - pacientes em geral
- Hartford Hospital, Connecticut (CT) : pacientes em geral
- Yale-New Haven Hospital, New Haven, Connecticut:Reiki para famílias e UTI cardíaca, pacientes da cardiologia e da oncologia (acompanhamento - tratamentos posteriores)
- Middlesex Hospital, Middletown, Connecticut - pacientes em geral
- Stamford Hospital, Stamford, Connecticut : pacientes em geral
- Windham Hospital, Willimantic, Connecticut : pacientes em geral
- Norwalk Hospital Whittingham Cancer Ctr, Connecticut - pacientes em geral
- Concord Hospital, New Hampshire (NH) : tratamentos reiki para pacientes terminais
- St. Joseph Hospital, Nashua, New Hampshire – oncologia
- Wentworth Douglass Hospital, Dover, New Hampshire - pacientes em geral
- Portsmouth Regional Hospital, New Hampshire - pacientes em geral
- Gifford Medical Center – Randolph, Vermont (VT) - pacientes em geral
- Mt.Ascutney Hospital – Windsor, Vermont - pacientes em geral
- Southwestern Health Care – Bennington, Vermont - pacientes em geral
- Inova Fairfax Hospital, Cancer Program – Falls Church, Virginia (VA) - pacientes em geral
- Washington Hospital Center, Washington DC (WA) – oncologia
- Center for Integrative Medicine at G.Washington University Hospital- D.C. - pacientes - Evergreen Hospice Services, Kirkland, Washington - pacientes em geral 
- Multicare Good Samaritan Home Health, Tacoma, Washington - pacientes em geral
- York Hospital, York, Maine : pré, pós operatório e durante processo cirúrgico
- California Pacific Medical Center (CA) - pacientes em geral 
- Saint Agnes Medical Center, Fresno, California : pacientes em geral 
- South San Diego Veterinary Hospital, San Diego, California : reiki para animais
- Citrus Valley Medical Center, Covina, California - pacientes em geral
- Sharp Memorial Hospital, San Diego, California - pacientes em geral
- Hearst Cancer Resource Center, San Luis Obispo, California - pacientes em geral
- St.Joseph’s Medical Center, Stockton, California - pacientes em geral
- Duke Integrative Medicine – Durham – North Carolina (NC) - pacientes em geral
- Frances Warde Health Service, Rosman, North Carolina - pacientes em geral
- Heartland Hospice, Sugar Hill, Georgia (GA) - pacientes em geral
- Allegheny General Hospital, Pittsburg, Pennsylvania (PA) - pacientes em geral
- Banner Heart Hospital, Mesa, Arizona (AZ) - pacientes em geral
- St.Andrew’s Children’s Clinic – Nogales, Arizona - pacientes em geral
- Universisty Medical Center Corp., Tucson, Arizona - pacientes em geral
- Tucson Hospital Center, Tucson, Arizona - pacientes em geral
- Arizona State Veteran Home, Phoenix, Arizona - pacientes em geral
- Henry Ford Macomb Hospitals, Clinton Township, Michigan (MI) - pacientes em geral
- Reproductive Medical Assoicates – Troy, Michigan - pacientes em geral
- St John’s Hospital Healing Center – Grosse Pointe Woods, Michigan - pacientes em geral
- Abott Northwestern, Minneapolis (MN) - pacientes em geral
- Edward Hospital Cancer Center – Naperville, Illinois (IL) - pacientes em geral
- Hawaii Pacific Health-Wilcox Memorial Hospital, Lihue, Hawaï : pacientes em geral

INGLATERRA


- University College London Hospitals - stress, desordens de humor, oncologia, endometriose 
- Southampton University Hospitals : oncologia
- Aintree University Hospitals, Liverpool : assistência a idosos
- Wallace Cancer Care - Addenbrooke’s Hosp-Cambridge University Hospitals : oncologia 
- South Tees Hospitals, Middlesbrough : oncologia
- Prince's Found. for Integrated Health (HRH Prince Charles's foundation) : terapia complementar
- Breast Cancer Care (charity) : terapia complementar - oncologia
- Newham University Hospital, London : projeto de Reiki para funcionários e pacientes
- Coventry Community Drug Team - pacientes em geral
- St.Giles Hospice, North Lichfield - pacientes em geral

CANADA


- University Health Network-Princess Margaret Hospital, Toronto e Ontario : oncologia (pacientes e familiares) – terapias complementares
- Université de Moncton, Nouveau-Brunswick : Iniciações de Reiki no curriculum
- Tilsonburg District Memorial, Ontario - pacientes em geral

AUSTRALIA


- Sir Charles Gairdner Hospital, Nedlands, Western Australia : oncologia
- Western Australia's Department of Health, Bunbury: programa de saúde para maiores de 55
- St Patrick’s Care Centre, Fremantle, West Australia : recuperação de alcoolatras e drogados
- Queensland's Health : relaxamento para funcionários do Central Highlands Health Services 

ALEMANHA


- CGG Klinik (Centrum für ganzheitliche Gynäkologie), Mannheim: Reiki para controle de dor e tratamentos oncológicos
- St. Augustinus Krankenhaus, Düren : pacientes em geral
- DRK Krankenhaus Lichtenstein (Red-Cross), Lichtenstein : pacientes em geral (fisioterapia)


SUIÇA


- Groupe mutuel's Insurances (Seguros): Pagamento de Tratamentos de Reiki (cond.especiais)
- SWICA Insurance (Seguros): Pagamento de Tratamentos de Reiki (saúde preventiva)
- Supra Insurance (Seguros): Pagamento de Tratamentos de Reiki (cond.especiais)
- ASCA (foundação para o reconhecimento e desenvolvimento de terapias alternativas e complementares): certificação oficial para terapeutas Reiki 
- RME (registro de medicinas empíricas): certificação oficial para terapeutas Reiki

AFRICA DO SUL


- Constantiaberg Medi-Clinic, Plumstead - pacientes em geral 

EGITO


- Center Prof.Hisham Hussein Imam, MD, Cairo - pacientes em geral

PORTUGAL


- Hospital de oncologia - Porto 

Reiki em Hospitais no Brasil

 

A cada dia mais instituições hospitalares também no Brasil estão utilizando o Reiki, como prática complementar para a promoção da saúde de seus pacientes e também dos seus servidores, que sofrem com altos Índices de estresse e ansiedade, devido à natureza de seu trabalho. A técnica Reiki vem avançando rapidamente sua utilização no meio hospitalar devido à alta eficiência e a simplicidade com que é desenvolvida.

Na rede pública, o Hospital Santa Isabel (Bahia), o Hospital Gonzaga Mata (Fortaleza) e o conjunto Hospitalar do Mandaqui (São Paulo), além do INCOR, que adotou um projeto com terapias alternativas em 2012, também já reconhecem a importância do Reiki. 

Abaixo uma lista de alguns hospitais públicos e privados que estão utilizando o Reiki em meio às suas atividades. 

(Fonte: ESPAÇO REIKI E SAÚDE)

 

Grupo Hospitalar Conceição - RS, conta com voluntários aplicadores de Reiki. Os voluntários atuam na Emergência, Acolhimento, Grupo do Câncer de Mama, Alívio da Dor, assistência espiritual, visitação aos leitos, Banco de Sangue, Hemodiálise, Unidade de Atenção ao Adolescente, Central do Voluntariado, Centro de Atenção Psicossocial Adulto e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas. 

Centro Infantil Boldrini – Campinas, SP - Terapias de suporte. Objetivo Central: oferecer aos pacientes internados no Centro Infantil Boldrini a Terapia de Suporte REIKI; oferecer relaxamento e bem-estar aos pacientes internados e/ou seus acompanhantes, através da aplicação da Terapia Reiki, sempre que eles aceitem e solicitem seu atendimento. Início em 2002, dentro do programa de Cuidados Paliativos, como Terapia Complementar. Posteriormente sua atuação foi ampliada para todos os pacientes do Hospital. Atuação nos leitos da Internação, UTI e TMO e na recepção do Hospital.

Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco - consultório onde a comunidade pode receber atendimento, com direito a anamnese e acompanhamento.

Mato Grosso do Sul - A Secretaria Municipal de Saúde está iniciando o processo para implantação da Terapia Reiki no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2016 foi promovido um encontro com profissionais de saúde de nível superior da Rede Municipal de Saúde com terapeutas em Reiki para orientações e esclarecimentos sobre a técnica.

 

Hospital Santa Izabel - Bahia – Profissionais do Hospital Santa Izabel usam técnica reiki para reduzir tempo de internação.

 

 

Reiki no Campus
DAS - PROGEP- FURG​